Nós respeitamos sua privacidade. Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo
IOT CONECTA 2023: CIDADES INTELIGENTES E SUST. | Instituto Arandu
IOT CONECTA 2023: CIDADES INTELIGENTES E SUST.
03 de junho de 2024
Foto de Orlando Caliman
Orlando Caliman

Economista, Professor/Pesquisador na UFES e gestor de organizações públicas e empresariais.

IOT CONECTA 2023: CIDADES INTELIGENTES E SUST.

Nos dias 4 e 5 de julho o Instituto Arandú realizou o evento “IoT Conecta 2023”, no auditório do Sebrae em Vitória, com a participação de 169 pessoas incluindo, sobretudo, servidores públicos municipais, empreendedores, prestadores de serviços, pesquisadores e estudiosos do tema em geral.

O tema abordado foi “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”. A parte técnica foi comandada pelo Laboratório de Telecomunicações da Ufes (Labtel) em parcerias com Rede Iara (Inteligência Artificial Recriando ambientes Inteligentes).

A mobilização do público-alvo foi conduzida pela Associação de Municípios do Espírito Santo (Amunes). O presidente da Associação, Luciano Pingo, ressaltou as dificuldades para interiorizar a concepção de Cidades Inteligentes e Sustentáveis para municípios de pequeno porte: restrições orçamentárias, ausência de qualificações técnicas e assimetria de informações.

O propósito do evento foi, justamente, fazer o enfrentamento dessas dificuldades para promover o uso crescente de tecnologias de informação e inovações em ações sustentáveis nas prefeituras, empresas locais e em toda sociedade.

Na programação tivemos palestras e mesas redondas sobre Cidades Empreendedoras, Políticas Inovadoras para Municípios, Parcerias Público-Privadas para Cidades Sustentáveis e muito debate técnico, entre tais, destacamos a contribuição de André Ponce de Leon no tema da Construção de Parcerias.

O Governo do Estado do Espírito Santo e o Sebrae-ES também apoiaram essa iniciativa e participaram compartilhando experiências.

O diretor técnico do Sebrae-ES, Luiz Henrique Toniato, afirmou na abertura do evento que as Cidades Inteligentes e Sustentáveis são oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas, fornecedoras e prestadoras de serviços em atividades que podem gerar “desenvolvimento equilibrado”.

O Programa Cidade Empreendedora, apresentado no evento pelo gerente de Ambiente de Negócio e Crédito do Sebrae, Eduardo Rodrigo Donatelli Simões, tem conexão estreita com o tema Cidades inteligentes e sustentáveis porque “apoia e promove o desenvolvimento econômico dos municípios capixabas. Junto ao poder público de cada território, realiza ações que buscam impulsionar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios local”.

O subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do ES, Neto Barros, destacou a importância do diálogo para interação entre pessoas e instituições, assim como, o protagonismo da Secti e da Fapes na construção da política estadual de CT&I.

O evento deu ênfase também ao compartilhamento de experiências de outros municípios como Canaã dos Carajás. A participação das empresas Atman Systems e Grupo Splice reforçou essa perspectiva com análise dos incentivos para Cidades Inteligentes nas contratações públicas à luz da nova lei de licitações (tema abordado por Fernando Martinelli e Rodrigo de Paula) e importantes relatos de experiências dos municípios de Minas Gerais (apresentados por Alex Sato, da gerência de engenharia da Splice).

Por fim, foi realizada a assinatura de uma Declaração de Interesse e Compromisso, onde as instituições organizadoras do IoT Conecta 2023 construíram um consenso sobre a relevância do tema das Cidades Sustentáveis e Inteligentes e firmaram compromissos de conjugar esforços, conhecimentos e capital social para construção de mecanismos de colaboração técnica e científica.

Veja outras Publicações

A Indústria Brasileira da Energia Elétrica
05 de janeiro de 2026
A Indústria Brasileira da Energia Elétrica

Por Arandu

Guilherme Henrique Pereira*  Desde a primeira revolução industrial (século ...

Treinamento aproxima governo capixaba das inovações do Mercado Livre de Energia
16 de dezembro de 2025
Treinamento aproxima governo capixaba das inovações do Mercado Livre de Energia

Por Arandu

O Instituto Arandu realizou, nos dias 2 e 3 de dezembro, um treinamento voltado ...

Marco Legal do Setor Elétrico: inovações importantes
04 de dezembro de 2025
Marco Legal do Setor Elétrico: inovações importantes

Por Arandu

Recentemente, o Congresso, a partir da Medida Provisória 1.304, aprovou mudanç...