Instituto Arandu

Ciências Oceânicas

Promovendo a gestão sustentável dos recursos oceânicos e o desenvolvimento de políticas para a conservação dos oceanos

Reproduzir vídeo

Revelando o Oceano: uma nova perspectiva

As Ciências Oceânicas são um campo do conhecimento que abraça o desafio de compreender o oceano em toda a sua complexidade. Uma investição do oceano e seus componentes, como os processos físicos, químicos, biológicos e geológicos que os permeiam, ajuda na compreensão dos sistemas marinhos e dos impactos humanos, sociais e econômicos sobre o ecossistema.

 

Desafios e oportunidades na investigação dos oceanos

Apesar de representar 71% da superfície do planeta, empregar diretamente 30 milhões de pessoas e proporcionar segurança alimentar e condições de vida para mais de 3 bilhões de pessoas, contribuir para o equilíbrio do clima e outros serviços importantes para a humanidade, ainda não recebe a atenção necessária para sua preservação e é pouco conhecido, recebendo apenas cerca de 1% dos recursos globais aplicados na pesquisa científica.

Este foram os motivos básicos para que a ONU declarasse o período 2021 a 2030 como sendo a década da ciência oceânica. Um mote com a pretensão de mobilizar cientistas, gestores, políticos e sociedades a protegerem o oceano e apoiarem o desenvolvimento científico necessário para o uso sustentável do maior bioma do planeta.

Os oceanos desempenham um papel fundamental na sociedade e na economia, fornecendo recursos essenciais para o transporte, alimentação, turismo e regulação climática. No entanto, a exploração inadequada e a falta de políticas de preservação ameaçam esses ecossistemas vitais. A geologia marinha apresenta desafios crescentes na análise de questões morfológicas, sedimentares e na compreensão das atividades de exploração mineral e costeira.

Comprometemo-nos a liderar esforços para promover a ciência oceânica no Brasil, contribuindo para o Programa Nacional de Ciência Oceânica. Reconhecemos a importância estratégica dos mares brasileiros e do Espírito Santo e estamos empenhados em apoiar o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

A Economia do Mar tem sido o recorte de agregação mais recorrente no estudo das atividades sociais e econômicas que tem alcançado significativa relevância nos debates públicos dos últimos anos. Para tanto, diversas iniciativas metodológicas têm sido desenvolvidas para análise de relações de encadeamento produtivo e relações intersetoriais.

Produção científica

O Observatório de Ciências Oceânicas é formado por um grupo de especialistas qualificados em pesquisa sobre o ecossistema marinho.

A equipe multidisciplinar trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos, institucionais e industriais para enfrentar os desafios mais urgentes de nossos tempos e desenvolver soluções inovadoras que beneficiem a sociedade como um todo.

Desenvolvendo pesquisas e contribuindo para moldar o futuro da ciência e da inovação.

Venha promover uma abordagem colaborativa e orientada para o progresso junto com o Instituto Arandu.